sexta-feira, novembro 21, 2008

Liberalismo

Numa altura em que a crise económica se espalha pelo mundo e em que se questiona o paradigma em que temos crescido, dou por mim, mais confiante do que nunca, que sou um liberal.

O liberalismo (capitalismo, economia de mercado e desregulamentação) significa para mim a última prova de fé no homem. Significa dizer que o homem consegue ultrapassar qualquer dificuldade que se lhe coloque, que consegue adaptar-se às diferentes ciscunstâncias de forma a sair vencedor. Na ciência económica é consensual que um mercado a funcionar livremente optimiza a utilização dos recursos e retira a maior produtividade dos factores de produção. Isto quer apenas dizer que as economias são mais produtivas quando deixadas na iniciativa privada.

O liberalismo não é restringir a liberdade (religiosa, política ou pessoal) de outros, será antes exactamente o contrário, sendo que a liberdade de uma pessoa acaba onde começam os direitos do próximo.

Por isto também acredito que o estado deve assegurar condições mínimas (principalmente justiça, e até a um certo ponto um estado social), mas sempre sem subverter a economia ou condicionar o seu desenvolvimento.

Acho que esta crise vai realizar o feito de modificar o paradigma de crescimento/ desenvolvimento das sociedades. Acho que vamos relativizar o lucro fácil e o crescimento desenfreado. Acho que um mundo livre sairá desta crise necessariamente diferente e mais forte e assente em princípios de longo prazo.

Tenho a esperança que o mundo saía desta crise preocupado com o seu desenvolvimento - que deve ser o objectivo último de uma sociedade...

Sem comentários: